HISTÓRIA
O Centro Social de Arões é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve respostas de apoio social vocacionadas fundamentalmente para a terceira idade (Estrutura Residencial, Centro de Dia e Serviço de Apoio ao Domicílio).
Trata-se de uma Associação de fiéis, erecta em pessoa canónica pública, e foi criada em 1991, tendo funcionado ainda durante cerca de 5 anos, em precárias condições, nos fundos da residência paroquial, e desenvolvendo apenas a valência de Centro de Dia para idosos, embora já com Acordo de Cooperação estabelecido com a Segurança Social.
Estes primeiros anos de intervenção junto da população idosa da freguesia e do concelho permitiram aprofundar um conhecimento que a instituição já detinha relativamente às carências da população mais idosa em diversos domínios da sua vida, com as inevitáveis consequências que daí advêm para toda a esfera familiar. Imbuída deste espírito de missão, a Direcção deste Centro Social foi diligenciando no sentido de alargar a sua capacidade de resposta, quer ao nível das condições da intervenção que realizava, quer ao nível da satisfação das necessidades específicas de cada família-situação.
Assim, e com o enorme contributo de toda a população, particulares, empresas e entidades públicas, foi possível, com base na doação de um terreno, dar início ao projecto de construção de raiz de um novo equipamento social, capaz de albergar, sobretudo, uma valência de Lar de Idosos – o actual Lar Cónego Valdemar Gonçalves.
As novas instalações foram então inauguradas em 12 de Dezembro de 1996, pelo então Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, tendo, contudo, sido ainda em Abril do mesmo ano que o equipamento entrou realmente em funcionamento com a transferência dos utentes de Centro de Dia para as novas instalações. Em Maio do mesmo ano entrou também em funcionamento a resposta de Lar de Idosos que rapidamente atingiu a sua capacidade máxima de admissão de utentes, evidenciando a urgência deste tipo de resposta de apoio para a população idosa desta zona.
Desde esta altura que o Centro Social tem um Acordo de Cooperação Típico com a Segurança Social para o funcionamento da resposta de Lar de Idosos, assim como também já tinha para a de Centro de Dia. A partir do ano de 2000, a Instituição passou a disponibilizar à população também a resposta de Serviço de Apoio Domiciliário, tendo para o efeito celebrado também um Acordo de Cooperação Típico com a Segurança Social o qual, quatro anos mais tarde, em 2004 portanto, foi alargado, passando a existir também um Acordo de Cooperação Atípico, o que permitiu não só aumentar a capacidade da resposta a este nível como também alargar o próprio âmbito de intervenção do apoio domiciliário prestado que passou a integrar mais serviços.
MISSÃO
O Centro Social de Arões tem por missão servir a população com ou sem suporte familiar, com necessidades e dependências, combatendo o isolamento e apostando nos cuidados humanos básicos, de saúde e de lazer, nomeadamente através da cooperação com serviços públicos competentes ou com instituições particulares, num espírito de solidariedade humana, cristã e social.
VISÃO
O Centro Social de Arões pretende ser a instituição de referência no concelho, apostando na qualidade, inovação, crescimento e diversidade dos serviços que oferece.
VALORES
Para alcançar a sua visão, o Centro Social de Arões baseia-se nos seguintes valores:
• Solidariedade: estar disponível para o próximo
• Respeito: considerar o utente acima de tudo
• Rigor: apostar num serviço competente
• Inovação: procurar sempre novas soluções
• Humanismo: privilegiar as relações de proximidade
• Cooperação: acreditar no trabalho de equipa